Resenha: Coração Artificial - Viviane L. Ribeiro

-
Título: Coração Artificial
Autor(a): Viviane L. Ribeiro
Editora: Multifoco
Páginas: 309
Ano: 2014
Avaliação da resenha:  

Sinopse: Coração Artificial - Gabriel é filho de um importante magnata da indústria de órgãos artificiais, e Alicia é apenas uma estudante inteligente o bastante para ter uma bolsa de estudo na mesma faculdade privada que Gabriel frequenta. O fato é que eles nunca teriam se conhecido se Gabriel não tivesse parado para ajudar Alicia com seus livros e muito menos se aproximado tanto se não a tivesse visto cantar em um bar numa noite.
Então acontece um acidente de carro.
E estranhamente as pessoas próximas a eles estão tentando mantê-los afastados, e enquanto isso, eles vivem a vida naturalmente, acreditando que o acidente não trouxe nenhuma consequência para suas vidas.
Mas a verdade é que estão completamente errados. Gostou? Adicione no skoob


Coração Artificial é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Gabriel, um rapaz milionário que gosta de fortes emoções e sempre está dando uma escapada para uma corrida de carros, além disso, adora se divertir com seus amigos nas mais diversas festas, apesar de ser um tanto fechado com seu grupo e com o resto do mundo.

Como qualquer pessoa, tenho meus conflitos, e eles me confundem. É como se coexistissem duas pessoas diferentes na minha cabeça. Tenho a vontade de virar o jogo de um lado, e a resistência pesando do outro. Até agora, uma das partes está sendo mais forte do que a outra.

Sua mãe foi embora quando ele ainda era pequeno e por isso acabou sendo controlado pelo pai, um magnata da indústria de Corações Artificiais, que escolheu até sua faculdade, já que espera que Gabriel seja o herdeiro do império da família; só que ele não quer nada disso... o rapaz gosta mesmo é de música, só que não tem coragem para ir contra as ordens do pai.

As coisas começam a mudar quando ele conhece Alícia na faculdade, uma jovem caloura bolsista, tímida e gentil.  Alícia começa a se tornar uma presença constante na vida do rapaz, que no princípio até tenta ignorá-la, mas não consegue e por isso pede ajuda à jovem para estudar uma disciplina, uma desculpa para ficar mais perto da garota.

Eles ficam mais próximos do que nunca; Gabriel começa a dividir seus segredos e sentimentos com Alícia, até então guardados para si,  e quando tudo está tão bem entre eles um acidente vem para mudar a vida deles de uma forma extraordinária.

O céu se abriu. Ela era o Sol, brilhante e grandioso, e nós, os planetas, orbitando em sua volta. Ela, ela tinha o mundo sob seus pés agora e talvez nem fizesse ideia. Algumas pessoas são predestinadas para isso e não sei qual é o critério.

Uma das coisas que mais gostei nesse livro foi o fato de trabalhar com a realidade dos transplantes de coração, da urgência dos pacientes e da dificuldade em encontrar um doador compatível, esse cenário também abrange os Corações Artificiais, feitos para fazer o paciente aguentar até achar um doador ou estender a vida deles por mais alguns anos, dependendo da aceitação do organismo de cada paciente né.

Pode parecer ignorância, mas até então eu não conhecida os Corações Artificiais e fiquei apaixonada pela forma como Viviane abordou esse tema tão importante, dentro da história dos jovens.

— Sabe qual é o grande problema da vida? — ela disse. — É não sabermos quando vai ser nossa última respiração, a última ida à padaria ou a última vez que vemos as pessoas que amamos. A vida é tão incerta e viver é tão irônico.

Apesar do livro contar com um tema muito interessante e um ótimo ritmo de leitura, confesso que precisa de uma boa revisão. Os vários erros dificulta um pouco a leitura, entretanto não prejudica em nada o entendimento da história em geral.

Se você gosta de um livro emocionante, que aborda temas fortes e reais, e com uma leve pitada de romance, venha conhecer Coração Artificial :)


O tempo parou; e uma borboleta voando próximo a nós em algum lugar; e as gotas caindo contra a grama e contra nós.

beijinhos e até mais!!!


2 comentários:

  1. Nossa! Parece muito interessante esse livro. Eu já conhecia um pouco sobre corações artificiais, mas acho que ainda são coisas muito caras, raras e primitivas. Se é que você me entende. Não pesquisei para saber quanto tempo uma pessoa consegue viver com um.
    Fiquei com muita vontade de ler!
    Beijos!
    www.no-coracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vic, posso te chamar assim? Então com certeza é uma tecnologia muito cara mesmo e infelizmente acredito que os menos favorecidos não podem usufruir disso, mas encontrei na net que uma pessoa pode sobreviver em torno de cinco anos com o aparelho, o que acho maravilhoso *-*
      O livro é bem legal, a autora até disponibiliza o arquivo PDF para download, então se conseguir ler no PC é uma boa ideia :D
      bjs

      Excluir

© As Aventuras da Ana - 2015. Todos os direitos reservados.Criado por: Ana Valentina. Tecnologia do Blogger.