Minha experiência com o TCC

-
Oi pessoal, como vocês estão?

Fonte: Cris Pgnn - Pinterest
Sumi novamente (eu sei, desculpem), mas foi por causa da finalização do meu TCC. E é exatamente disso que quero conversar com vocês!

Fazer TCC não costuma ser muito tranquilo, é tudo bem tenso e, por mais divertido que algumas coisas sejam, é praticamente inevitável não se estressar em algo.

Meu grupo era grande, com seis pessoas e o tema foi Organizações Governamentais e a Criação da ONG PET&GATÔ. Pra quem não sabe, eu fiz curso técnico em Administração. Foram 3 anos integrados ao ensino médio, com aulas praticamente integrais. Foram maravilhosos estes anos. E o meu TCC foi muito bom também, porém tivemos problemas.

Para escolher o tema, eu fui por algo que eu quero realizar: ter uma ONG de animais abandonados. Eu e meu namorado (fizemos juntos a escola) já tínhamos escolhido fazer sobre isso, porque ambos sonham com isso. Juntamos com mais quatro colegas que toparam este tema.

Foi cansativo, porque trabalhar em grupo não é fácil. Por mais que você goste de uma pessoa, se dê bem na amizade, nem sempre os gostos são os mesmos. Também foi complicado na hora da pesquisa, porque é um tema de difíceis referências.

Não sei se são em todos os lugares, mas para o meu curso, nós temos uma matéria para o desenvolvimento da monografia. Era maravilhoso e acalmava, só que a professora teve um bebezinho no meio do ano e teve que nos deixar. Assim, entrou um outro professor, porém ele era o coordenador e nunca tinha dado aula de TCC. Ele fez o seu melhor e ajudou muito, mas mesmo assim estávamos meio perdidos.

Fonte: Édna Faust - Pinterest
Enfim, fazer um trabalho de conclusão de curso é uma experiência maravilhosa, aprendemos e levamos pra vida. E no final, o sentimento é maravilhoso.

A minha monografia foi apresentada em estandes, o que fez com que a gente pudesse decorar tudo e deixar a nossa cara. Contudo tivemos mais trabalho para deixar mais bonitinho, só que tudo bem, porque é bem legal.

Se você está entrando nessa fase de TCC, o conselho que dou é que não se estresse, tente o máximo manter a calma. Pense bem no grupo que vai montar e converse muito com os integrantes. Dividir tarefas é essencial e ter alguém pra perguntar faz toda diferença. Se lembre de ter fontes confiáveis, ler bastante, pesquisar, fazer slide caprichado, editar e formatar com atenção, para deixar lindinho.

Um grande beijo (:

Nenhum comentário:

Deixe um comentário antes de sair...

© As Aventuras da Ana - 2015. Todos os direitos reservados.Criado por: Ana Valentina. Tecnologia do Blogger.