Profissões: uma leva ajuda e siga seu coração!

-
Oi pessoal, como vocês estão?

Vamos falar sobre profissões? Você já decidiu do que quer no futuro? O que quer fazer?

O post de hoje é pra aqueles que estão como eu, em ano de vestibular ou quando resolveu que vai fazer faculdade, para aqueles que querem mudar um pouco a vida. E eu sei bem que isso não é fácil. E como no dia 25 abriu as inscrições pro ENEM, acho bem legal falar sobre isso

Fonte: We Heart It @anjosn
Resolvi fazer o post porque assim como muito de vocês, estou passando por isso, em tempo real. Ou seja, dá pra ter uma ideia mais real do que cada um sente e podemos enfrentar essa juntos.


Vou explicar mais ou menos como foi que escolhi a minha futura profissão:
Eu tinha muita dúvida, muita mesmo. Se eu pudesse eu seria tudo. Mas acho que não nasci pra tanta coisa, então cheguei a pensar em ser jornalista, professora de português ou de história, neurologista (mas ai eu descobri que não gosto muito de sangue), neuropsicopedagoga e cheguei ao que quero hoje, psicologia, e que na verdade foi o que eu sempre quis, desde pequena, mas fui “tentando” outras coisas. Se eu tenho certeza? Até agora, tenho sim! Mas se eu quiser mudar, não vou me martirizar não. Mas acredito do fundo do meu coração que eu achei o que quero.


Não foi fácil não, fiquei muito tempo desesperada, correndo atrás de vários meios pra entender o que eu queria. E parecia que não ia saber o que eu ia fazer quando tivesse 40 anos e que iria morar eternamente com meus pais.

Algumas das coisas que eu fiz pra tentar decidir o que fazer foi:
  • Tentar manter a calma. Acima de tudo, não dá pra pirar, uma hora você descobre o que quer.
  • Procurar uma psicóloga ou ajuda de profissionais especializados no assunto, eles ajudam muito (e certeza que vão te dar dicas mais profundas que as minhas).
  • Fazer eliminação de gostos, por exemplo, começar a ver o que mais gosta de fazer, seus dons. E ir eliminando. Ou se não faça tudo. Eu mesmo quero ser psicóloga e fazer vários cursos de outras coisas que gosto.
  • Entrei em muitos sites pra esclarecer minhas dúvidas sobre profissões.Como no Guia do EstudanteBlog do EnemBrasil EscolaMundo Vestibular e entre outros.
  • Fiz alguns testes vocacionais na internet: Giro de ProfissõesGuia da CarreiraGuia do Estudante. Mas nem sempre esse testes podem dar certo com você ou você pode não concordar, mas vale a pena fazer, mas fazer direito e honestamente. 
  • Pedi ajuda aos meus parentes, mas não deixei nenhum deles decidirem por mim e sim me ajudar.


Gente, não se desesperem, uma hora você descobre o que mais gosta. Mas não prenda-se em gostar apenas de uma coisa, você pode fazer tudo que quiser. É só questão de acreditar e ter força de vontade. Se esforce naquilo que quer, estude e tenha confiança.Vale dizer que você deve seguir seu coração e ir para o que você gosta e acha certo. Siga seu coração e no tempo certo você vai descobrir, mas você pode seguir essas dicas pra dar uma ajudazinha pro tempo e pra sua ansiedade.
Faça valer a pena tudo o que você aprendeu na escola, transforme em algo bom pra você e pra sociedade. Faça por amor e todo o conhecimento que tem não vai ser em vão.

Beijos pessoal e boa sorte!
Conte aqui nos comentário se já se decidiu ou se ainda está na duvida.

Nenhum comentário:

Deixe um comentário antes de sair...

© As Aventuras da Ana - 2015. Todos os direitos reservados.Criado por: Ana Valentina. Tecnologia do Blogger.