Análise do Anime: K-ON!

-
Autor: Kakifly
Estúdio: Tokyo Animation
Episódios: 39
Gênero: Comédia, Música, Vida Escolar
Ano: 2009
Classificação: 

Avaliação:      

Sinopse: É o primeiro ano de Hirasawa Yui na escola, e ela está ansiosamente à procura de um clube para se juntar. Ao mesmo tempo, Tainaka Ritsu, uma baterista, e sua amiga Akiyama Mio, uma baixista, estão desesperadamente tentando salvar o clube de música leve da escola, que está prestes a ser dissolvido devido à falta de membros. Elas conseguem recrutar Kotobuki Tsumugi para tocar teclado, o que significa que só precisam de mais um membro para ter o clube funcionando novamente. Yui se junta ao clube, pensando que vai ser uma experiência fácil para ela e que só precisa tocar castanholas, o único instrumento que ela conhece. No entanto, os outros membros pensam que a sua nova integrante é realmente um prodígio da guitarra ...


K-ON! (けいおん!) foi um anime que gerou uma febre durante sua exibição no Japão. Eu lia na internet entrevistas de autores, artistas e músicos que gosto e vez ou outra um deles dizia que assistia K-ON! E foi assim que conheci o anime. A partir daí fui pesquisar pra saber do que se tratava e me surpreendi quando vi que era um anime sobre música. Na época eu dava umas arranhadas no meu velho violão então pensei comigo: "Eu tenho que assistir esse anime!" Afinal era uma novidade para mim e além disso o design dos traços do autor me agrada muito.

Curiosidade 1: O nome do anime vem de keiongaku, que significa música leve, equivalente a música pop.

O despertador toca e a desastrada Yui precisa correr para não se atrasar para o primeiro dia no colégio Sakuragaoka. Ela corre diretamente pra escola, parando um poquinho aqui para ajudar uma velhinha a atravessar a rua, um pouquinho ali para acariciar um gatinho, para finalmente chegar na escola e ver no relógio que ela se confundiu e na verdade chegou bem adiantada. Após a cerimônia de abertura, Yui é cercada de todos os lados por membros dos clubes convidando ela para se tornar um membro.

São tantos clubes que ela não sabe em qual deles vai entrar, mesmo após duas semanas de aulas se passarem. Mas ela sente que precisa fazer algo e conta com a ajuda de sua amiga de infância Nodoka, uma garota séria e dedicada, totalmente o oposto de Yui. Enquanto isso, num dos corredores da escola, a agitada Ritsu está tentando convencer sua tímida amiga Mio a entrar para o clube de música leve apesar desta já ter preenchido o formulário para entrar no clube de literatura.

 Curiosidade 2: Cerca de 99% dos personagens do anime são do gênero feminino.

Após convencer Mio, Ritsu se denomina presidente do keionbu (clube de música leve) e precisa de mais membros para manter o clube. Tsumugi entra na sala de música por engano quando procurava o clube de coral, mas após ver a relação de Mio e Ritsu, ela se convence de que será divertido participar do clube. Com Ritsu na bateria, Mio no baixo e Mugi no teclado, o clube agora só precisa encontrar sua guitarrista.

Uma coisa legal do anime é que a personalidade das meninas representa muito os seus instrumentos, e vice versa. E tudo se completa quando elas tocam juntas. Ritsu é explosiva e está sempre apanhando de Mio por fazer algo bobo. Mio não gosta de ser o centro das atenções e se assusta facilmente com histórias de terror. Mugi foi criada como princesa e por isso tem vontade de fazer coisas que as garotas comuns fazem. Ela fica mesmo fascinada quando vai ao fast food pela primeira vez com as novas amigas. Yui é um ano mais velha que sua irmã Ui e gosto muito da relação entre elas. Yui é muito dependente enquanto Ui é super protetora.

Curiosidade 3: A primeira temporada do anime tem 13 episódios (12+1 especial) e a segunda conta com 26 (24+2 especiais). A segunda temporada recebeu um segundo ponto de exclamação no nome do anime, ficando K-ON!!

A relação das meninas (incluindo a sua professora Sawako), a amizade, a força de vontade e a união entre elas torna o anime gostoso de se ver e cada episódio deixa um gostinho de quero mais. Não espere nada dramático ou uma trama muito complexa. K-ON! é um anime que explora o cotidiano das meninas no colégio, bem como as dúvidas sobre o que fazer da vida depois que tudo acabar de um jeito simples e ultra divertido.

Dentro do anime, as músicas são de autoria do próprio keionbu e algumas delas tem uma história que envolve acontecimentos do decorrer do anime, fazendo com que as músicas sejam ainda mais emocionantes. K-ON! é um dos meus animes favoritos por sua simplicidade. Me conquistou desde o primeiro minuto. Ri muito e me emocionei bastante acompanhando o clube de musica leve do colégio Sakuragaoka.

Curiosidade 4: Em 2009, um álbum da banda foi lançado, alcançando o primeiro lugar na Oricon (parada oficial das músicas no Japão) e sendo assim a primeira banda de anime a realizar este feito.

Sabe aqueles dias cheios em que tudo que você quer é chegar em casa, tirar os sapatos e ficar de boa? Assistir um episódio de K-ON! é a pedida perfeita para terminar o dia; não importa como esteja seu humor, quando você terminar o episódio estará pronto(a) pra dormir feliz e satisfeito(a) =)


Fonte: ANN

Um comentário:

  1. Comecei a assistir esse anime faz tempo, é muito divertido, mas acabei parando de ver porque baixei o episódio errado e aí já nem sei onde parei mais kkkk
    Acho que vou assistir tudo de novo para terminar desta vez.
    Abraços.

    Lena Rico

    ResponderExcluir

© As Aventuras da Ana - 2015. Todos os direitos reservados.Criado por: Ana Valentina. Tecnologia do Blogger.