Resenha: O Teorema Katherine - John Green

-
Título: O Teorema Katherine
Autor(a): John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Ano: 2013

Avaliação da resenha:  

Sinopse: O Teorema Katherine - Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.

Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera. Leia o primeiro capítulo | Gostou? Adicione no skoob


O primeiro livro que li do John Green foi Cidades de Papel, que não me agradou tanto quanto eu esperava (já que os livros dele são bem comentados e adorados), mas resolvi que deveria dar outra chance para o autor e ler suas outras obras e por sorte encontrei O Teorema Katherine na biblioteca da cidade \o/ \o/ \o/

O Teorema Katherine é narrado em terceira pessoa sob a visão de Colin Singleton, um nerd (bota nerd nisso) ou preferencialmente um prodígio que tem uma tendência muito bizarra em namorar garotas de nome Katherine e, consequentemente, levar um pé na bunda de todas elas. O tema do livro é bastante interessante, mas o ritmo é lento (não é daqueles que você não consegue desgrudar), só que depois dos primeiros capítulos você já não vai conseguir abandoná-lo.

— É que você... você fica o tempo todo se preocupando com o fato de deixar de ser prodígio ou de levar o fora de alguma namorada ou com sei lá mais o quê, e nunca, nem por um segundo, fica agradecido. [...]  - Página 51

John divide os capítulos entre a narração das aventuras de Colin e Hassan e a narração do passado de Colin e a história de seus relacionamentos com as Katherines; no final do livro ainda tem uma explicação muito legal sobre o teorema que Colin desenvolveu no decorrer do livro, feito por Daniel Biss, amigo de John Green.

No início do livro Colin já levou (novamente) um fora da sua Katherine XIX e pra animar sua vida Hassan — seu amigo gordo, muçulmano e engraçado — o convida para cair na estrada de carro e por sorte eles acabam parando em Gutshot, para uma visita ao túmulo do arquiduque Ferdinando.

— Você não precisa de uma namorada, Colin. Você precisa de um robô que não diga nada além de "eu te amo". - Página 55

Na cidadezinha minúscula de Gutshot a dupla conhece Lindsey, uma garota com mania bipolar, que apresenta comportamentos diferentes dependendo das pessoas que relaciona, e é ai que tudo muda....

Uma das coisas que Colin mais deseja é ser importante; morre de medo de estar perdendo sua prodigiosidade, já que as outras pessoas normais já começam a alcançá-lo, por isso anseia por seu momento eureca mais do que tudo (além de voltar com a Katherine 19) e acaba conseguindo isso de uma forma muito singular: ao cair no chão, no caminho da visita ao túmulo do arquiduque, e bater a cabeça.

Sua grande ideia consiste em criar uma fórmula matemática para representar seus relacionamentos com as Katherines (é claro que para qualquer outro relacionamento né) e prever exatamente quando se dará o término do namoro, interessante né?

[...] Pegue quaisquer duas pessoas e, mesmo que elas ainda não se conheçam, a fórmula vai mostrar quem vai terminar com quem se vierem a namorar e aproximadamente quanto tempo o relacionamento vai durar. - Página 60

Apesar do tema do livro envolver matemática e com isso parecer muito complexo não é bem assim; O teorema Katherine apresenta linguagem simples, cheia de gírias (e frases árabes) e com o característico humor de John, além disso possui várias notas no rodapé com explicações sobre os termos e histórias contadas. Os personagens são divertidos e o legal da história é que vemos o crescimento deles, digo, o amadurecimento de cada um deles; Colin o prodígio egocêntrico, Hassan o preguiçoso e Lindsey a capira vão te cativar e te divertir muito com as altas trapalhadas deles.

— Ela quer me fazer feliz. Nós, gordinhos, temos um laço afetivo, cara. Somos tipo uma Sociedade Secreta. Temos vários lances que nem passam pela cabeça de vocês. [...] Página 98

Outro ponto interessante nesse livro é o fato do personagem ser um verdadeiro prodígio (mimado, arrogante e extremamente egocêntrico, mas os outros devem ser diferentes né :P) e com isso nos faz viver um pouco de como deve ser assim, com uma rotina intensa de estudos, com altas expectativas em cima de você, com pessoas que não entendem sua sede por conhecimento, etc..

Outro ponto legal do OTK é o fato de estar recheado de curiosidade e dados históricos de uma forma divertida e relaxada.

É possível amar muito alguém, ele pensou. Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela. - Página 141

Ficou curioso pra ver como essa história acaba? Então corra e compre seu exemplar ou pegue emprestado como eu :) Recomendado para todos que buscam um livro leve e divertido.

Vou deixar uma foto do teorema Katherine pra motivar vocês >.< Olha que fórmula linda *-*



Beijinhos e até mais!!

8 comentários:

  1. Sempre tive a impressão de que o livro seria outro Cidades de Papel, por isso não tive muito interesse, mas agora fiquei curioso pra ver como a história se desenrola. Ótima resenha =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renan, OTK segue o mesmo padrão humorístico de Cidades de Papel, mas não tem uma pegada tão infantil.
      bjs

      Excluir
  2. Tenho vontade de ler todos os livros do John, afinal são todos muito bem falados. Como assim você não gostou de Cidades de Papel? EU AMEI. Tenho muita vontade de ler esse, até porque, amo matemática rsrsrs. Boa Resenha.

    Beijos http://quando-acordei.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ray, que bom que você gostou de Cidades de Papel, e aposto que também vai amar OTK, quem sabe até rola tentar usar aquela fórmula né :P

      bjs, volte sempre :)

      Excluir
  3. Ola! O primeiro livro do John que li foi "Quem é você, Alasca?', achei bacana se tratando do primeiro livro do autor, mas confesso que não tive muito interesse em conhecer outras obras do autor.
    Porém, para minha surpresa, dei início ao Teorema Katherine, e estou achando bem legal, mas ainda não ao ponto de devorá-lo... Mas depois de sua resenha, fiquei mais curiosa em saber as histórias de Colin, pois vi que se trata de fato de uma leitura divertida e agradável! Estou até cogitando a possibilidade de ler mais obras de John Green.
    Parabéns pelo blog! Foi uma ótima resenha!
    Muito sucesso! Fique com Deus!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Mariene, também fiquei com receio de conhecer outras obras do John depois que li Cidades de Papel, mas OTK me surpreendeu e pretendo ler os outros livros dele.
      Muito Obrigada, fica com Deus também :)
      beijinhos

      Excluir
  4. Boa noite xará!! Adorei a sua resenha sobre o livro, vou ter que ler imediatamente!
    Eu tinha blog sobre livros, mas por motivo de forças maiores precisei deletar, criei outro para abordar temas em geral.. se puder dar uma passadinha lá, ficarei grata

    http://odiariodeumasupostabipolar.blogspot.com.br/

    Beijinhos de luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que chato xará, sei bem como é ruim abrir mão de um blog que você tem por motivo de forças maiores, mas espero que você tenha muito sucesso nesse novo blog e pode deixar que vou dar uma passadinha lá :)

      Que bom que adorou a resenha, aposto que você também vai se divertir com o livro :D
      beijinhos

      Excluir

© As Aventuras da Ana - 2015. Todos os direitos reservados.Criado por: Ana Valentina. Tecnologia do Blogger.